Our social:

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Meu aniversário - edição de luxo

No meio do ano passado fui convidado a participar do Primeiro Concurso Contos de Caminhoneiros patrocinado pela Mercedes Benz e pelo Ministério da Educação e Cultura através da Lei de Incentivo. Não dei muita bola mas inscrevi um conto criado num dos meus horários pedagógicos na escola onde trabalho. O conto era pobre e carecia de um tratamento estético e de estilo pra ter cara de conto pra concurso. Imprimi uma cópia e mostrei pra Joana, uma professora muito competente que trabalha comigo. Ela disse que aquilo nunca seria um conto, seria sim uma narrativa de um fato real. Mexi no conto algumas vezes e mandei pro concurso. Algum tempo depois saiu a lista com os ganhadores, obviamente não me incomodei ao não ver meu nome entre esses. Porém, hoje tive uma grata surpresa. Recebi pelos Correios um exemplar em edição de luxo do livro Contos de caminhoneiros e, ao verificar os contos publicados fui surpreendido ao ver meu conto entre os outros. Fui premiado. Fui publicado. ÊÊÊêê. Os contos foram redigidos com o tema caminhoneiros e há uns vinte outros feitos a partir de histórias contadas pelos próprios caminhoneiros e adaptadas para a edição.

A edição do livro envolve imagem e texto e além dos contos ficcionais selecionados no concurso, uma equipe de fotógrafos e repórteres rodou as estradas do país fotografando e coletando relatos que estão editados no livro. Algumas das fotografias - em P&B, no estilo fotodocumentário - estão inseridas no livro. O livro foi produzido em duas versões: - EDIÇÃO DE LUXO - Capa dura, 28x28cm, miolo em couchet 150, impressão P&B em Duotone, bilíngüe (português/inglês), 200 páginas. Tiragem de 3.000 exemplares e EDIÇÃO POPULAR - Capa mole, 21x27cm, miolo em couchê 90, impressão P&B simples, 200 páginas. Tiragem de 25.000 exemplares.

A Mercedes Benz vai inserir exemplares do livro, Edição Popular, junto ao manual do proprietário de uma nova série caminhões a ser lançada em breve. Também faz parte do projeto uma exposição fotográfica permanente na sede da Mercedes Benz e 12 (doze) mostras fotográficas itinerantes, em postos de serviços nas estradas. Devo receber 20 exemplares dessa edição em breve e, claro, serão distribuidas entre os mais chegados.Que presente de aniversário!

1 comentários:

Anônimo disse...

Uhuuu! Parabéns!!!!
Bj
Thaís